quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Rochas Ígneas ou Magmáticas

Elementos de Mineralogia e Geologia

Perguntas sobre rochas ígneas 

1)      O que são rochas ígneas? Qual a importância das mesmas para a engenharia civil?
As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma. A palavra “ígnea” vem do latim “ignis” e significa “fogo”. Esse magma pastoso vai se transformar em rocha através do processo de solidificação. As rochas magmáticas compõem cerca de 80% das formações rochosas terrestres.
Na construção civil as rochas ígneas são utilizadas de diversas formas, tais como:
Edificações:
O granito é a rocha mais empregada como pedra de construção: grandes blocos para pedestal de monumentos, pedras para muros e meios-fios, paralelepípedos e pedras irregulares para pavimentação, brita para concreto, placa polidas para revestimento de paredes, pias, lavabos, etc.
O basalto também se presta para as mesmas utilidades.
Aterros:
Os solos originados de rochas graníticas, por misturarem grãos de quartzo com lamelas de argila, apresentam-se como excelentes materiais para a construção de aterros compactados, pois aliam atrito e coesão.
Solos provenientes de basalto possuem grãos puramente argilosos, resistindo somente à coesão.
Estradas:
As rochas graníticas têm a grande vantagem de fornecer fragmentos de brita de forma cuboide, ideais para o emprego em bases de estradas, face à elevada resistência à compressão e ao desgaste que a elas confere.
O pavimento é uma estrutura construída após a terraplenagem e destinada, econômica e simultaneamente, em seu conjunto a:
- resistir e distribuir ao subleito os esforços verticais e horizontais produzidos pelo tráfego;
- melhorar as condições de rolamento e segurança;
Túneis:
Para os túneis escavados em rochas são normalmente estabelecidas as seguintes operações:
- perfuração de frente de escavação com marteletes;
- carregamento dos furos com explosivos;
- detonação dos explosivos;
- ventilação e remoção dos detritos e da poeira;
- remoção da água de infiltração, se necessário;
- colocação do escoramento para o teto e paredes laterais, se necessário;
 Sondagens à percussão, sondagens rotativas, poços de observação, ensaios geofísicos, mapeamento geológico, inspeções de campo.
 Na construção de túneis, o comportamento do maciço de rocha será, evidentemente, governado pelo tipo e intensidade de diaclasamento que apresentar.
Um túnel com o eixo normal ao fraturamento predominante, na zona de rochas com diaclasamento colunar haverá menores desmoronamentos e, consequentemente, necessidade de escoramentos menos robustos no teto do túnel.
Túneis em rochas com diaclasamento tabular, em geral, apresentam menores possibilidades de infiltrações de águas subterrâneas.
Barragens:
Barragens em basaltos – problemas de permeabilidade, devido ao intenso fraturamento da rocha.
- injeção de calda de cimento;
- cortina de jet grouting;
- bermas na região de montante.
Fundações:
Tanto rochas graníticas como as basálticas são excelentes materiais para servirem de fundação de prédios e demais obras de engenharia.
O problema está associado aos solos residuais dessas rochas – presença de matacos.

2)      Sobre as características físicas dos magmas, o que pode influenciar a maior ou menor viscosidade do mesmo. Qual a implicação da viscosidade na movimentação do magma ainda no subsolo e também na superfície da crosta?


O que influencia a viscosidade dos magmas é a presença do sílica. Quanto mais sílica, mais viscoso é o magma, extravasam com mais dificuldade. Pode acontecer desse magma mais viscoso entupir os condutos, servindo como “rolhas”, aumentando a pressão interna do vulcão. Quando a pressão interna supera o peso sobrejacente ocorre o vulcanismo explosivo. Os magmas menos viscosos são os que possuem menos sílica, eles extravasam com mais facilidade e se estende por dezenas de quilômetros. Rápidas e violentas elas podem percorrer até 180km em apenas duas horas e meia, arrastando tudo por onde passam.  

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